domingo, 24 de abril de 2011

Pina Bausch - Espetáculo Ten Chi

Novamente em Porto Alegre, a Cia de Dança da coreógrafa alemã Pina Bausch,Tanztheater Wuppertal, surpreende e arranca aplausos calorosos da platéia,que lotou o Teatro do Sesi em POA no dia 23 de abril.

A primeira oportunidade que tive de assistir ,ao vivo, à Cia. alemã, foi em 2006 durante o POrto Alegre em Cena. Na ocasiáo, quando da chegada do público ao teatro , a cena já estava aberta.Na época isto causou-me um estranhamento, mas ao mesmpo tempo foi um desvelar do palco que já vai aproximando o público, como se o mesmo fosse seu cúmplice. Os bailarinos maravilhosos em sua atuação revezavam-se em cena, surpreendendo-me com cenas bem humoradas e com diálogos em português e peculiaridades de nosso país. Aquele espetáculo se chamava "Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã (2002).

Era muito lúdico. Até hoje lembro dos bailarinos correndo pelo palco, com braços abertos e as mãos balançando. Algo tão simples ,mas de uma poética incrível.E percebi que aquilo também era dança.
Outra lembrança é a da coreografia que o bailarino Lutz Foster , executou somente com as mãos ao som da música Leãozinho.
Em nosso imaginário vislumbramos performances de dança atléticas,vigorosas,altamente técnicas e descartamos algumas movimentações simples ,por termos um pré-entendimento de que não servem ,pois não são bonitas ou são esquisitas.Isto acontece.
Ao final daquele espetáculo, no acesso aos camarins, consegui tirar uma foto com Pina,algo que guardo como uma preciosa recordação.


"Pina faleceu em 2009 aos 68 anos, cinco dias após ter sido diagnosticada com câncer.
Houve um momento de interrogação sobre o futuro da companhia Tanztheater Wuppertal, que desde 1973 havia se tornado sinônimo da inovação provocada na dança contemporânea pela referencial coreógrafa alemã. Mas o grupo, em sua maioria formado por colaboradores de longa data, não só continuou como teve sua equipe praticamente inalterada.

Sob comando dos coreógrafos Dominique Mercy e Robert Sturm, o Tanztheater Wuppertal apresenta Ten Chi (“céu e terra”).Estreado em 2004, trata-se de um dos diários de viagem em forma de espetáculo criados por Pina em homenagem a lugares por onde esteve . A referência, aqui, é o Japão, resultado de uma estadia de três semanas na cidade de Saitama."



Desta vez a cena também já estava aberta.Um dorso e um grande rabo de baleia estavam no palco.Expectativa.O que me grudou na mente é a imagem daqueles bailarinos e sua dança que se irradia por todo o corpo,a partir do seu centro e braços.Passam a sensação de que apreendem o espaço , de que deslocam o ar que está ao seu redor produzindo um rastro de energia. Os papéis brancos que começaram a cair em todo o palco a certa altura da primeira parte conferiu um estética muito surrealista , hipnotizante em alguns momentos e conferindo um certo ar de imagem em 3D à movimentação dos bailarinos.
O final foi arrepiante ! Os bailarinos em frenesi irrompiam o palco vindo das coxias e da platéia,dançando suas frases de movimento enlouquecedoramente, sem perda de qualidade técnica e dinâmica ; tudo isso em meio aquela chuva de papel picado ... Haja coração!

<


Nenhum comentário:

Postar um comentário